(15) 99763-9103

Segunda à Sexta das 07h30 às 16h30

Apiai, Buri, Guapiara, Itapirapua, Ribeira, Ribeirão Branco, Riversul

Municípios

Guapiara

"Guapiara" é um termo derivado da língua tupi que significa "caminho para a enseada", através da junção dos termos kûá ("enseada")[5] e piara ("caminho para")[6]

Foi fundada em 2 de maio de 1872 pelo alferes João Paulo do Amaral, junto com a cidade vizinha de Buri foi ocupada por tropas, na Revolução Constitucionalista de 1932, sendo palco de grandes e violentas batalhas.

Geografia

Segundo a Lei Estadual 7 664, de 30 de dezembro de 1991, as divisas do município são: Começa na Serra de Paranapiacaba, onde esta entronca com o espigão que deixa, à esquerda, as águas do rio São José do Guapiara, e, à direita, as do rio das Almas; segue por este espigão até alcançar a cabeceira sul-oriental do ribeirão do Alegre, onde tiveram início estas divisas. Seu bioma é a Mata Atlântica, sendo uma das mais conservadas, e a cidade também contém muitas cavernas e cachoeiras, sendo um dos lugares com maior reserva de cavernas no estado de SP. O turismo na cidade é voltada pela presença de parques estaduais no município, como o Parque Estadual Intervales.

Demografia

Dados do Censo - 2010 [7]

População total: 17 998

  • Urbana: 7 233
  • Rural: 10 765
  • Homens: 9 153
  • Mulheres: 8 845

Densidade demográfica (hab./km²): 44,08

Mortalidade infantil até 1 ano (por mil): 26,70

Expectativa de vida (anos): 69,28

Taxa de fecundidade (filhos por mulher): 2,95

Taxa de alfabetização: 83,06%

IDH-M: 0,706 (alto)

  • IDH-M Renda: 0,679 (médio)
  • IDH-M Longevidade: 0,806 (muito alto)
  • IDH-M Educação: 0,700 (alto)

Fonte: PNUD [8]

Hidrografia

Rodovias

Economia

A economia da cidade é voltada na agricultura, agropecuária, comércio e turismo. Na cidade contém 2 empresas de calcário, a GMIC e a Horical, contem várias lojas de artesanatos e doces. Também há um parque estadual, o Parque Estadual Intervales. No dia 19 de março, é comemorado o dia de São José, onde faz-se uma tradicional festa com uma grande feira, para se vender roupas, bijuterias, brinquedos, comidas, movimentando a economia da cidade. Nessa festa a cidade recebe turistas de vários lugares do país, principalmente do Paraná. A cidade contém 3 agências bancárias, 1 agência da lotérica e 1 agência dos Correios.

A cidade possui um terminal rodoviário com ônibus partindo diariamente para municípios de Apiaí, Itapeva, Ribeirão Branco, Capão Bonito, Itapetininga, Sorocaba e São Paulo.

História

Nas terras denominadas São José, pertencentes a Antônio Inácio da Cruz, seu filho Vicente Romualdo da Cruz, mandou construir uma pista destinada as corridas de cavalos. As margens da pista, Lourenço Albino de Macedo abriu uma pequena e rústica casa de comércio. Outros seguiram-lhe os passos e logo formou-se um aglomerado humano. Erigiu-se uma Capela em homenagem a São José.A pequena povoação foi elevada a categoria de Freguesia, mercê do seu desenvolvimento, recebendo a denominação de São José do Paranapanema.Vicente Romualdo da Cruz, e sua esposa, resolveram face do desenvolvimento da Freguesia e tendo em consideração a necessidade de alargar o patrimônio do Padroeiro de São José, para que particulares não fossem chamando para si os terrenos contíguos do lugar da povoação doar uma porção de suas terras escritura pública lavrada a 2 de março de 1.881, em Capão Bonito.Em 1.901, o Major Felício João da Silva, João Paulo, José Paulo do Amaral, pleiteavam elevar a Freguesia a categoria de Distrito de Paz. Conseguiram-no em 20 de outubro de 1.902, com a lei n.º 848, quando a Freguesia passou a denominar-se São José de Guapiara.A população em 1.916 abastecia-se com a água vinda do manancial do Ribeirão das Velhas e um chafariz na cidade era a fonte de distribuição.Com a abertura da rodovia São Paulo - Paraná, que cortava o território Municipal, Guapiara entrou em fase de progresso.Data de 1.938 a chegada dos primeiros lavradores japoneses. Foi notável a colaboração que estes imigrantes emprestaram à lavoura local, que entrou em fase de grande produção.Formado originariamente dos Distritos Policiais de São José do Paranapanema e da Capela da Boa Vista, no município de Capão Bonito.Esses distritos constituíram o Distrito de Paz de São José de Guapiara, com sede da povoação de São José do Paranapanema, pela lei n.º 848 de 20 de outubro de 1.902. A Lei n.º 975, de 20 de dezembro de 1.905, reduziu o nome para Guapiara.Foi elevado a Município pela Lei n.º 233, de 24 de dezembro de 1.948.Como Município, foi constituído com um só Distrito de Paz.[9]

Administração

Comunicações

Rádio

  • Radio Alternativa FM - 87,9
  • Cristal FM - 93,5
  • Mix FM - 102,9

Televisão

Telefonia

Na telefonia fixa, a cidade era atendida pela Companhia de Telecomunicações do Estado de São Paulo (COTESP), que construiu em 1971 a central telefônica automáticai. Em 1975 passou a ser atendida pela Telecomunicações de São Paulo (TELESP)[10], até que em 1998 esta empresa foi privatizada e vendida para a Telefônica. Em 2012 a empresa adotou a marca Vivo[11][12][13][14]. Na telefonia celular a cidade é atendida pelas operadoras Claro, Vivo, Tim e Oi.

Websites

Prefeitura Municipal

Câmara Municipal

Notícias de Guapiara